23Setembro2019

NOTÍCIAS SAÚDE Espírito Santo é referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Espírito Santo é referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose

Estado passa a oferecer exames com resultados mais rápidos

Esprito-Santo--referncia-nacional-no-combate-e-pesquisa-sobre-tuberculose

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) é considerado referência nacional no combate e pesquisa sobre tuberculose. O comunicado foi realizado e publicado na sexta-feira (06), no Diário Oficial da União. O estado também atenderá diversas regiões do país para a identificação da Mycobacterium tuberculosis, e de acordo com o coordenador geral do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, o Centro só terá conhecimento de quais são esses estados no próximo mês.

Leia também  >>   Ações contra obesidade incluem alimentação saudável e atividade física

O Lacen-ES já era considerado referência estadual em microbacteriologia, porém, as pesquisas eram enviadas ao laboratório nacional Hélio Fraga, o que resultava em uma "demora" para resultados da cultura. "O exame tradicional demorava até 8 semanas para ficar pronto, agora teremos respostas mais rápidas, vamos realizar exames adicionais que estudam a resistência e a genética da micro bactéria", destacou o coordenador Rodrigo Ribeiro.

Para Ribeiro, o selo de referência é uma conquista grande para o estado, principalmente, quando o laboratório está entre os cincos selecionados em todo o país. Mas, a conquista faz lembrar que os desafios agora são ainda maiores, aumentando a responsabilidade do Lacen-ES.

Leia também  >>   Calvície Feminina: complicações no organismo feminino relacionadas a queda dos cabelo

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

Modo de transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de, bacilíferas.

Leia também  >>   Mês de setembro celebra a luta e direito das pessoas com necessidade especiais

Teste rápido para tuberculose

O Ministério da Saúde oferece na rede pública de saúde (SUS) o teste rápido para diagnóstico, que utiliza técnicas de biologia molecular (PCR em tempo real) para identificar o DNA do Mycobacterium tuberculosis, permitindo seu diagnóstico em apenas duas horas.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.