15Novembro2019

NOTÍCIAS SAÚDE Leite materno reduz em 13% a mortalidade infantil

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Leite materno reduz em 13% a mortalidade infantil

No ES há 13 salas preparadas para receber as mães que precisam de ajuda para amamentar

Leite-materno-reduz-em-13-a-mortalidade-infantil

O leite materno tem papel fundamental na vida dos bebês. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação reduz em 13% a mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos. Quem tem consciência disso é Karen Machado, 29 anos, moradora de Vila Velha, no Espírito Santo.

Mãe do pequeno Jorge, de cinco meses, ela sempre teve o sonho de amamentar, apesar de enfrentar várias dificuldades. Isso porque antes de engravidar, Karen teve um adenoma da hipófise, um tipo de tumor benigno, e o médico chegou a dizer que ela não poderia engravidar e que o tratamento poderia interferir na produção de leite. Isso gerou medo, principalmente quando descobriu a gestação.

Leia também  >>   Cardiologista desvenda mitos e verdades das doenças que mais matam no mundo

Felizmente, após uma gravidez tranquila, Karen não teve muitos problemas com a amamentação de Jorge. As maiores dificuldades aconteceram nos primeiros cinco dias, pois os seios ficaram machucados, pois a pega e a posição do bebê estavam errados. Ela lembra que o apoio da família foi fundamental para que conseguisse persistir com o sonho de amamentar.

“Foram fundamentais o apoio que tive da minha sogra e o meu marido. Nos primeiros dias, que foram os mais dolorosos, eles foram fundamentais e fizeram toda a diferença para que eu não desistisse. É importante buscar uma rede de apoio, pessoas que te colocam para cima e profissionais de saúde que podem te ajudar. E esse momento dolorido vai passar”, reforça.

Um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ter sido evitadas a cada ano em 75 países de média e baixa renda com a ampliação da amamentação. Para a médica e coordenadora do Banco de Leite Humano do hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), Angélica Carvalho, o leite materno também evita que as crianças tenham vários problemas ao longo da vida.

“Entre muitas coisas para o bebê, a gente ressalta maior nível de inteligência, maior proteção contra doenças infectocontagiosas, melhor qualidade de vida, porque as crianças que mamam no peito têm um desenvolvimento orofacial mais propício, o que facilita a respiração. Também existem estudos que demostram que essas crianças têm menos riscos de obesidade e de terem outras doenças como pressão alta e diabetes na idade adulta”, afirma a especialista.

Leia também  >>   Atriz pergunta em rede social 'como fazer cocô rápido'; especialista dá dicas

As mulheres do Espírito Santo que desejam mais informações ou que estejam com dificuldades na amamentação podem procurar o Banco de Leite Humano mais próximo para obter assistência. Durante todo o mês de agosto, esses locais terão programações voltadas para o tema. No estado, uma das referências é o Hospital das Clínicas, em Vitória (ES).

Hoje, o Brasil possui 228 salas de apoio à amamentação e 317 hospitais Amigos da Criança. Somente no Espírito Santo, são 13 salas preparadas para receber as mães que precisam de ajuda para amamentar.

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.

logo.sitelinharesemdia.rodape
Linhares Em Dia é Marca Registrada®
© Copyright Linhares EM DIA 2010 - 2019
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Informação com conteúdo e credibilidade.   Information with content and credibility.
Contato - Home - Geral - Polícia - Saúde - Esporte - Política - Entretenimento
Destaque - Filmes em Cartaz - Empregos|Cursos|Concursos - Falo Mesmo
Produtos e Serviços - Farmácias de Plantão