22Julho2019

NOTÍCIAS SAÚDE Alimentação: aproveite as delícias juninas de forma saudável

farmacias-de-plantao

Alimentação: aproveite as delícias juninas de forma saudável

Segundo a nutricionista, eles não são os vilões das dietas neste período

Alimentao-aproveite-as-delcias-juninas-de-forma-saudvel

O mês de junho é sinônimo do início das festas juninas e suas irresistíveis comidas típicas que, geralmente, são produzidas a partir de milho, amendoim, pinhão, batata doce e mandioca. A vantagem desses alimentos é que, segundo a nutricionista Silvia Ribeiro Messalem, eles não são os vilões das dietas neste período.

Leia também  >>   Doador de Sangue: saiba quem pode doar, o que é exigido e porque o ato é importante

"Os alimentos base dos pratos típicos da festividade não são extremamente calóricos e, quando consumidos isoladamente, são fontes de energia, carboidratos, muitas fibras e vitaminas. O que contribui para o enriquecimento calórico são as adições de açúcar, leite condensado, sal e manteiga", salienta a especialista.

Apesar de as receitas típicas, depois de prontas, terem um índice maior de caloria, não é necessário se privar de consumir essas preparações. Silvia lembra que, por vezes, as pessoas sentem preocupação quando se fala em calorias e carboidratos, mas eles são necessários para o organismo. Porém, o que deve receber uma atenção especial é a quantidade ingerida, para não consumir em excesso.

"É possível aproveitar todos os pratos sem prejuízos, lembrando apenas de consumi-los de forma moderada. Vale destacar que cada indivíduo tem um histórico de doença e, portanto, precisa estar atento a eventuais restrições a fim de evitar complicações de saúde", alerta.

Uma dica é alimentar-se de forma saudável antes de ir para as festas, aumentar o consumo de fibras, pois além de causarem maior sensação de saciedade, também colaboram para não elevar a taxa de açúcar do sangue. Uma opção é consumir um copo de suco verde ou uma boa salada crua. Assim ficará mais fácil ter o controle na hora das escolhas, não sendo necessário provar todas as opções da festa e sim apenas as de maior preferência.

Leia também  >>   Recipientes domésticos são principais criadouros do mosquito Aedes aegypti

Para quem não quer deixar de aproveitar as delícias da culinária típica das festas juninas, mas prefere opções menos calóricas, a nutricionista indica algumas substituições simples na preparação desses pratos.

"Há versões dos ingredientes com menos calorias e mais fibras. O leite desnatado, o arroz integral e o açúcar mascavo ou xilitol, por exemplo, podem ser usados na preparação do famoso arroz doce. Além disso, para contribuir com o controle calórico é indicado evitar frituras e controlar a ingestão de bebida alcoólica. E claro, aproveitar as danças e brincadeiras juninas, assim é possível garantir o gasto de algumas calorias", conclui.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.