23Julho2019

NOTÍCIAS SAÚDE Vigilância convoca moradores para o combate a dengue em Linhares

farmacias-de-plantao

Vigilância convoca moradores para o combate a dengue em Linhares

Linhares já conta com 1.490 casos notificados e 759 casos confirmados só neste ano

Vigilncia-convoca-moradores-para-o-combate-a-dengue-em-Linhares

A Vigilância em Saúde da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Saúde, alerta os moradores de Linhares para o risco de dengue no município. Segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI), o município já conta com 1.490 casos notificados e 759 casos confirmados da doença. O município contabiliza ainda 1 óbito causado pela doença. Os bairros com maior índice de casos de dengue são Interlagos, BNH, Aviso e Shell.

Leia também  >>   A maternidade após os 40 anos

Em 2018 foram 3.348 casos notificados, 1.220 casos confirmados e um óbito. As ações contra o mosquito já foram intensificadas, nossos agentes estão na rua e trabalhando até nos finais de semana para reforçar o combate. Mas convocamos os moradores para ajudar no combate. Sem o auxílio das pessoas se torna impossível esta luta. Apenas 10 minutos por semana, verificando sua casa, limpando os quintais é o suficiente para reduzir estes números", reforçou o diretor da Vigilância Ambiental, Sergio Lubiana.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta de início súbito, dores pelo corpo, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, podendo surgir manchas pelo corpo, vômitos e diarreia. Os pacientes devem sempre buscar atendimento médico nas 33 unidades básicas de saúde do Município, além dos hospitais. São pacientes de maior risco as crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes.

A Prefeitura de Linhares elaborou um checklist de verificação para a população ajudar a combater o mosquito. Ele pode servir de apoio nas atividades que contribuem para a eliminação dos criadouros.

Leia também  >>   Mais de 25 mil pessoas imunizadas contra gripe: campanha continua até dia 30

Confira:

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantenha-os sempre limpos.

- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.