17Julho2019

NOTÍCIAS SAÚDE Mais de 1.500 pessoas já foram vacinadas contra gripe em Linhares

farmacias-de-plantao

Mais de 1.500 pessoas já foram vacinadas contra gripe em Linhares

A vacinação segue nas unidades de saúde do município até o dia 31 de maio

Mais-de-1.500-pessoas-j-foram-vacinadas-contra-gripe-em-Linhares

Sete dias após o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imunizou mais de 1.500 pessoas do grupo prioritário em Linhares. A vacinação nas unidades de saúde do município teve início na última quarta (10) e vai até 31 de maio. A meta é vacinar 40 mil pessoas entre a sede e o interior de Linhares.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, explica que a vacina contra Influenza é indicada para os grupos com maiores riscos de agravamento, internações e óbitos.

Leia também  >>   Espirito Santo alcança maior cobertura do país em primeira semana de vacinação contra gripe

"Esses grupos são formados por pessoas com maior risco de internação e até óbito, se tiverem complicações provenientes de uma gripe". Jackelene destaca que o usuário pode escolher uma das unidades de saúde para receber a dose, não sendo necessário que o agendamento seja feito na US a que pertence. "Pode ser uma mais próxima do seu trabalho ou de sua residência", afirmou.

Além da vacinação nas unidades de saúde, Linhares e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 4 de maio, para todos os grupos prioritários.

Público-alvo

O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional.

Leia também  >>   Hérnia de disco afeta principalmente pessoas jovens, veja os sintomas!

Comprovação

Trabalhadores de Saúde e do sistema prisional e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto. Já os professores e funcionários do sistema prisional precisam apresentar declaração da instituição em que trabalham e documento com foto.

Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

Proteção

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). A previsão é de que a campanha dure seis semanas, até o dia 31 de maio.

Leia também  >>   Frutos do mar: antes de consumir, confira os seus prós e contras!

Dia D

Além da vacinação nas unidades de saúde, Linhares e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 4 de maio, para todos os grupos prioritários.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.