21Abril2019

NOTÍCIAS SAÚDE Médico alerta sobre o cuidado com bebidas alcoólicas adulteradas no Carnaval

farmacias-de-plantao

Médico alerta sobre o cuidado com bebidas alcoólicas adulteradas no Carnaval

É preciso ter cuidado com a procedência do produto

Mdico-alerta-sobre-o-cuidado-com-bebidas-alcolicas-adulteradas-no-Carnaval

O Carnaval está chegando e, com ele, o consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar, especialmente entre os jovens. Mas, além de ser importante consumir esse tipo de bebida com moderação, é preciso ter cuidado com a procedência do produto.

>>  Narguilé e cigarro eletrônico: modismo entre jovens

Isso porque há, por exemplo, o perigo das bebidas alcoólicas serem adulteradas com o metanol, também conhecido como álcool metílico. Usado por ser mais barato e trazer mais lucro aos vendedores, pode causar uma série de problemas de saúde se consumido em doses excessivas.

O máximo de metanol permitido nos destilados, pela legislação brasileira, é 0,25 ml/100 ml, mas esse volume é desrespeitado com uma frequência maior do que se imagina.

>>  Saúde faz levantamento inédito para acompanhar gravidez em escolares

O consumo moderado de metanol pode causar dor de cabeça e estômago, vertigens, perda ou diminuição da força física, sonolência e dilatação das pupilas. Já o consumo elevado dessa substância pode causar perda total da visão e até levar a óbito, como aconteceu neste mês de fevereiro na Índia, com a morte de 100 pessoas.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.