21Março2019

NOTÍCIAS SAÚDE Rede Cuidar inicia atendimentos a pacientes em sua Unidade no Três Barras

farmacias-de-plantao

Rede Cuidar inicia atendimentos a pacientes em sua Unidade no Três Barras

A Rede Cuidar Região Central foi entregue no último dia 21

Rede-Cuidar-inicia-atendimentos-a-pacientes-em-sua-Unidade-no-Trs-Barras

Os atendimentos na Unidade da Rede Cuidar em Linhares começaram a ser realizados nesta segunda-feira, dia 7. A Rede Cuidar propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames, até a rede hospitalar. A unidade, localizada no bairro Três Barras, recebe pacientes de Linhares e mais nove municípios da região central do Estado. Esta é a quarta unidade da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios.


Fique EM DIA com notícias relacionadas à SAÚDE.

Cuidados com a alimentação ajudam no tratamento da gastrite e refluxo

Cecê e chulé: quais as causas e o tratamento?


A primeira agenda de atendimento aberta pela Rede Cuidar foi para consultas de oftalmologia.   Nesta segunda e terça-feira, dias 07 e 08, 25 pacientes já foram atendidos na rede. No dia 15 será aberta a agenda para consultas de angiologista.

"É um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. Cerca de 300 mil pessoas terão um atendimento de saúde de qualidade feito nesta unidade. A Rede Cuidar está descentralizando para o interior consultas e exames, evitando que a população se desloque à Grande Vitória para ter acesso a serviço de saúde que agora poderão ser feitos aqui. Representa uma saúde mais perto de casa e mais humanizada", destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Linhas de cuidado, consultas e exames

A unidade Cuidar em Linhares irá oferecer duas linhas de cuidado: Saúde da Mulher e da Criança (incluindo propedêutica de câncer de mama e de colo de útero), e de Hipertenso e Diabético. Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Na linha de cuidado Saúde da Mulher e da Criança serão ofertados, por ano, 8.385 consultas (obstétricas, pediátricas, mastológicas e ginecológicas); 5.944 exames e procedimentos (ultrassonografias, mamografias, ECG, biópisias, colposcopias, eletrocauterizações); e 39.331 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).

Já na linha de cuidado com Hipertenso e Diabético serão oferecidos 10.666 consultas (cardiologia, angiologia, nefrologia, endocrinologia); 9.891 exames (teste ergométrico, ecocardiograma, ECG, Mapa, Holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual); e 32.724 atendimentos de equipe multidisciplinar (assistente social, nutricionista, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem).

Profissionais

Para atuar no local foram contratados 24 profissionais, entre médicos, enfermeiros, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, funcionários de apoio administrativo, faturamento, recepção, almoxarife, porteiro e auxiliar de higienização.

Rede Cuidar

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

Serão cinco unidades no total: Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares e Domingos Martins - cobrindo todo o Estado com consultas e exames especializados mais perto do local de moradia dos usuários do SUS. Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.