20Agosto2018

NOTÍCIAS SAÚDE Vacina contra febre amarela continua disponível nas unidades de saúde de Linhares
whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Vacina contra febre amarela continua disponível nas unidades de saúde de Linhares

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados (Aedes aegypti)

Vacina-contra-febre-amarela-continua-disponvel-nas-unidades-de-sade-de-Linhares

Os moradores de Linhares que não receberam a vacinação contra a febre amarela podem, ainda, realizar a imunização no município. Atualmente, a vacinação segue disponível em todas as unidades de saúde, que cumprem cronograma de imunização contra a doença  específico em cada unidade. Em 2017 Linhares não registrou nenhum óbito por febre amarela. As unidades de saúde do Município funcionam das 7 às 17 horas.


Fique EM DIA com notícias relacionadas

Como controlar a ansiedade?

Manchas, dormência nos pés e mãos e até mau hálito podem indicar colesterol alto


A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação é recomendada antes da viagem para estas áreas ou para quem habita essas localidades. A imunização é feita em pessoas entre nove meses até 60 anos de idade. Para aqueles que têm imunidade baixa, é necessário uma atenção maior e uma orientação médica antes da vacinação.

Dois casos sintomáticos pós vacinação, são investigados e a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura reforça a orientação sobre grupos de pessoas que não podem receber a dose. Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jacklene Ramos, é preciso apenas uma dose da vacina e quem ainda não tiver imunizado, aproveitar para vacinar logo. “Principalmente se a pessoa for viajar nas férias para locais que têm histórico de circulação do vírus da febre amarela, como sul de Minas e o estado de São Paulo. Quem for para fazendas e cachoeiras também deve tomar cuidado”, reforça.

A febre amarela causa febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais. Uma dose apenas da vacina garante imunidade por toda a vida.

Dose única

A partir de abril de 2017, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a indicar dose única da vacina da febre amarela para áreas com recomendação de vacinação, como é o caso do Espírito Santo.

Portanto, a dose de reforço não é mais indicada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias para cerca de 99% das pessoas que recebem uma dose de vacina.

Transmissão

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados (Aedes aegypti). A doença não é passada de pessoa para pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter