17Agosto2019

NOTÍCIAS GERAL Meio Ambiente realiza passeio ciclístico para lançar campanha Um Dia no Parque em Linhares

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Meio Ambiente realiza passeio ciclístico para lançar campanha Um Dia no Parque em Linhares

O evento será no próximo domingo (21), com saída às 7h30min da Praça 22 de Agosto

Meio-Ambiente-realiza-passeio-ciclstico-para-lanar-campanha-Um-Dia-no-Parque-em-Linhares

A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. E para lançar a campanha em Linhares, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realiza pela primeira vez Um Dia no Parque na Flona de Goytacazes.

Leia também  >>   Dia do Fornecedor, será comemorado com ações em Linhares

Um passeio ciclístico no próximo domingo (21) com concentração às 7 horas na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, terá como destino a unidade de conservação que fica às margens da BR 101, logo após a posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trajeto será pela rodovia que liga Linhares à Jataipeba. Na Flona ocorrerão diversas atividades como piquenique, oficinas educativas e de recreação, trilha pela floresta, além de atividades lúdicas como foco na conscientização ambiental.

"O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil. "Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas", afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Para Aline Fernandes, diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, a iniciativa quer fortalecer o vínculo da população local com a Flona e promover o sentimento de pertencimento e com ele o aprofundamento sobre a consciência e preservação. "Vamos contribuir para ação Um Dia no Parque, e esperamos que futuramente, nas próximas edições, consigamos provomover ainda mais atividades", destaca.

Leia também  >>   Recebe muitas ligações de telemarketing? Saiba como bloquear seu celular!

Um Dia no Parque

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. A categoria "parques" foi a escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Flora de Goytacazes

A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

Leia também  >>   Dezenas de pescadores ocupam barragem do Rio Pequeno em protesto contra a Samarco

A reserva, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Floresta está aberta a visitações todos os dias, das 8 às 16 horas.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.