15Novembro2019

NOTÍCIAS GERAL Prefeitura de Linhares realiza formatura de 1,5 mil alunos no Programa de Resistência e Cidadania

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Prefeitura de Linhares realiza formatura de 1,5 mil alunos no Programa de Resistência e Cidadania

A primeira fase do programa contou com a participação de 300 alunos de três escolas do município

Prefeitura-de-Linhares-realiza-formatura-de-15-mil-alunos-no-Programa-de-Resistncia-e-Cidadania

Esta terça-feira (18) foi marcada por muita alegria e emoção para 1.500 alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino de Linhares que receberam do prefeito Guerino Zanon o certificado de formatura do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Essa é a segunda turma do programa, implantado no ano passado, e atende a uma sistemática de prevenção, pensando em instruir os jovens a tomarem decisões responsáveis, visando à conscientização sobre o uso indevido de substâncias entorpecentes, lições sobre preservação do patrimônio público, trânsito e cidadania. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo Leandro Silva dos Reis, no Interlagos.

Leia também  >>     Procon de Linhares aponta diferença de R$ 7,99 no preço da carne bovina

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a Polícia Militar, é direcionado aos estudantes dos 5º e 6º anos. As escolas que receberam a equipe do Preci foram: EMEFs Antônio Fernandes de Almeida; Samuel Batista Cruz (Caic); Professora Maria Aparecida Lavagnoli; Professora Maria da Penha Pazito Ventura; Prefeito Roberto Calmon; Roberto Moreira; Presidente Castelo Branco; Eliana Correa Pinafo; Jerônimo Monteiro; Elza Roni Scarpati e Cida Adalberto dos Reis.

O secretário da pasta, Coronel Jones da Silva Mattos, destacou a importância do programa que foi aplicado durante três meses nas escolas e que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. "Durante esses meses foram ministrados ensinamentos que vão ficar gravados na mente e coração dos alunos. O certificado recebido representa uma história de como resistir às drogas, o que é preservar o patrimônio público, lições de trânsito, o que é ser um bom motorista, por exemplo. Obrigada aos profissionais das escolas, da equipe do Preci, que plantaram uma sementinha no coração dessas crianças", frisou.

A aluna de 10 anos, Haysla Hemolau de Almeida Barbosa, da EMEF Professora Maria Aparecida Lavagnoli, não escondia a felicidade e falou o que aprendeu no programa. "Aprendi tantas coisas importantes e entendi que precisamos ficar atentos porque têm amigos que não são verdadeiros, que a droga não é um caminho bom e que temos que resistir à pressão dos amigos, quando isso acontecer. Estou muito feliz", pontuou.

João Pedro Ribeiro Pompermaier, que tem 11 anos e estuda na EMEF Antônio Fernandes de Almeida, disse que estava contando os dias para a chegada da formatura. "Aprendi muitas coisas importantes que eu não sabia como a diferença entre drogas lícitas e ilícitas, que fazem muito mal às pessoas. As drogas trazem doenças e morte de muitos jovens", pontuou.

"O Preci é uma ferramenta para conscientização dos alunos quanto à valorização da vida, levando lições de cidadania, informando sobre os prejuízos das drogas, e contribuindo para que nossas crianças desenvolvam uma visão mais crítica das situações e problemas, sabendo escolher boas amizades e seguir sempre o caminho do bem", disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon. No ano passado, na primeira etapa do programa, 300 alunos de três escolas municipais foram atendidos no Preci.

Leia também  >>     Acidente na BR 101: Família doará órgãos de menino após morte cerebral

Preci

O Programa de Resistência e Cidadania (Preci) é sedimentado na família, na escola e na Guarda Civil Municipal, de caráter essencialmente preventivo ao uso de drogas. Dentre seus objetivos está à contenção da violência em todos os seus aspectos (físicos, morais e emocionais) e, como tal, tem a finalidade de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas.

O programa é voltado para crianças e adolescentes de escolas da Prefeitura. Durante os encontros, são desenvolvidas aulas lúdicas e técnicas educacionais que ensinam aos alunos a resistirem às pressões dos grupos sociais para dizer "não" às drogas e à violência.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.

logo.sitelinharesemdia.rodape
Linhares Em Dia é Marca Registrada®
© Copyright Linhares EM DIA 2010 - 2019
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Informação com conteúdo e credibilidade.   Information with content and credibility.
Contato - Home - Geral - Polícia - Saúde - Esporte - Política - Entretenimento
Destaque - Filmes em Cartaz - Empregos|Cursos|Concursos - Falo Mesmo
Produtos e Serviços - Farmácias de Plantão