15Dezembro2017

NOTÍCIAS GERAL SustentAgro reúne centenas de produtores rurais em Linhares
e-mailmarketing082015

farmacias-de-plantao

SustentAgro reúne centenas de produtores rurais em Linhares

O seminário apresentou o assunto de crédito de carbono e crédito ambiental na agricultura como fonte de renda extra

SustentAgro-rene-centenas-de-produtores-rurais-em-Linhares-02

O seminário de crédito de carbono e crédito ambiental na agricultura reuniu mais de 200 produtores rurais em Linhares nesta quarta-feira (06). O palestrante convidado foi o professor Takashi Yamauchi, profundo conhecedor do assunto e que trouxe exemplos de como alcançar esses ganhos extras na agricultura.

Durante o SustentAgro foram apresentadas formas de como preservar o meio ambiente,  reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, com projetos sustentáveis no meio agrícola. O assunto vem sendo debatido desde a década de 1990 e aprimorado ao longo dos anos, através de legislações.


Fique EM DIA com notícias relacionadas

Costureiras e bordadeiras de Regência e Povoação representam a arte capixaba na Feira Nacional de Artesanato

Feriado em Linhares: confira o horário de funcionamento de lojas, supermercados e bancos


Ele ganhou força após a assinatura do Protocolo de Kioto, no Japão em 1997, prevendo a diminuição dos gases de efeito estufa na atmosfera. De lá pra cá, várias alternativas que ajudem a reduzir esses gases vêm sendo implementadas e uma delas é o incentivo ao reflorestamento e plantio de lavouras, no processo chamado de “seqüestro de CO2”.

Para o Presidente da Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade (Amais), Marcos Garcia, o SustentAgro trouxe importantes informações aos produtores rurais sobre como encontrar na agricultura uma nova fonte de renda e ainda ajudar o planeta. “Muitos produtores não sabem que tem esse direito, e quem sabe não tem informações de como buscar. O seminário foi desenvolvido exatamente com esse propósito de esclarecer o assunto aos produtores rurais”, destacou o presidente.

SustentAgro-rene-centenas-de-produtores-rurais-em-Linhares-01

O palestrante do seminário, professor Takashi Yamauchi, destacou que custos com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo, que trás uma serie de exigências podem ser compensados com esse crédito. “As resevas legais que são obrigados a deixar nas propriedades, assim como as culturas agrícolas, essas arvores dão crédito de carbono e o objetivo do seminário é exatamente no sentido de introduzir essa explicação para as pessoas, afim que possam formar um grupo de trabalho no município de Linhares e também no Estado para que os produtores comecem a ter um ganho adicional”, lembrou o professor Yamauchi.

O presidente da Amais, Marcos Garcia, anunciou que será formado um grupo de trabalho com representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada e poder público para iniciar as discussões da criação de uma Câmara Técnica de Crédito de Carbono e Crédito Ambiental. “Essa câmara terá o papel de elaborar a normatização do processo em Linhares e região”, finalizou Garcia.

SustentAgro-rene-centenas-de-produtores-rurais-em-Linhares-03

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ouilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter


portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS