15Dezembro2017

NOTÍCIAS GERAL Sesa realiza Seminários de Planificação em Linhares
e-mailmarketing082015

farmacias-de-plantao

Sesa realiza Seminários de Planificação em Linhares

O processo de planificação na Região Norte mudou a forma de trabalho da atenção primária à saúde

Sesa-realiza-Seminrios-de-Planificao-em-Linhares

Dando sequência às oficinas de Planificação da Atenção à Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, nesta semana, seminários nas regiões Norte, Central e Sul. Na Região Norte, onde já está em funcionamento a primeira unidade da Rede Cuidar (Nova Venécia) aconteceu nesta quarta-feira (06) o Seminário de Planificação da Atenção à Saúde: Novos Caminhos.

O processo de planificação na Região Norte mudou a forma de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, oferecendo consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento (atenção primária e atenção ambulatorial).


Fique EM DIA com notícias relacionadas

Estado ganha novos especialistas em perícia de incêndio

Incaper divulga nota desmentido um falso alerta de tromba d’agua


De acordo com a superintendente da região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, o processo de planificação foi de aproximadamente um ano de atividades para envolver as equipes dos municípios.

“A planificação foi uma maratona. A gente começou com uma articulação muito grande dentro da região, envolvendo todos os gestores e suas equipes. Nosso planejamento regional foi focado em reorganizar a rede de atenção à saúde regionalizada. Começamos em 2016 e, gradativamente, fomos aumentando à medida em que fomos identificando as dificuldades da região. A planificação é um processo que visa integrar a atenção primária à saúde que fica nos municípios, com a atenção ambulatorial especializada que é o que nos propusemos a fazer com a Rede Cuidar”, disse Gilcilene.

Após participar do Seminário, na tarde desta quarta-feira (06), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, visitou a unidade da Rede Cuidar, em Nova Venécia, acompanhado pelo conselheiro do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conass), Eugênio Vilaça Mendes, e demais participantes do evento. Esta é a segunda vez que Oliveira visita a unidade após a inauguração, e disse ter ficado impressionado com os resultados.

"Minha impressão aqui na Rede Cuidar nesta visita é a melhor possível. Estamos fazendo uma verdadeira revolução no atendimento à saúde aqui na Região Norte e dessa vez pude ver a revolução que está sendo feita também nas unidades básicas de saúde. O bom funcionamento das unidades básicas de saúde é fundamental para o bom funcionamento da Rede Cuidar. Acho que estamos no caminho certo. Esse seminário é o balanço do que foi feito aqui e toda essa reorganização da Rede de Atenção à Saúde aqui no Norte está demonstrando que estamos no caminho certo. Os usuários estão todos satisfeitos, as unidades básicas de saúde estão se reorganizando cada vez mais, os servidores estão todos motivados. Acho que tem tudo para dar certo e melhorar muito a qualidade da assistência à saúde aqui no Espírito Santo", disse o secretário.

O conselheiro do Conass também elogiou o sistema de atendimento no local. “Achei excelente o trabalho que tem aqui, e chama atenção para um aspecto: normalmente no Brasil fazem-se prédios novos e bonitos, mas que continuam funcionando com sistema velho, e isso não agrega valor para as pessoas. Essa experiência da Rede Cuidar muda radicalmente isso. Você faz ao mesmo tempo um prédio novo e bonito, mas coloca um projeto novo, revolucionário, que vai mudar a vida das pessoas”, disse.

Região Central e Sul

Dando continuidade ao processo de implantação da Rede Cuidar no Estado, a partir desta quarta-feira (06), acontece o lançamento das oficinas de planificação nas regiões Central e Sul. A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde–, irá realizar a planificação da atenção primária. A planificação vai mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Para isso, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado.

Na região Central, a oficina mãe da planificação da Atenção à saúde acontece nesta quarta (06) e nesta quinta (07), a partir das 8 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Linhares.

Na região Sul, o lançamento da planificação será na sexta (08) e no sábado (09), das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar é um novo modelo de atenção à saúde que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, abrangendo desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados até a rede hospitalar. A definição dos modelos de gestão e gerenciamento é um passo essencial para a abertura da Rede Cuidar, pois é a partir desta decisão que começa a ser encaminhado o processo de concessão do imóvel e dos bens móveis, por exemplo, entre outras medidas para o funcionamento da unidade.

Entre os benefícios da Rede Cuidar para a população estão o atendimento mais próximo do local de moradia, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Programação

Região Central

06 e 07/12 – Oficina de lançamento da Planificação da Atenção à Saúde Região Central

Horário: a partir das 8h

Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil – Avenida Presidente Costa e Silva, 902, Novo Horizonte, Linhares.

Região Sul

08 e 09/12 – Oficina de lançamento da Planificação da Atenção à Saúde Região Sul

Horário: 8h às 17h

Local: Auditório do Centro Universitário São Camilo – Rua São Camilo de Léllis, 01, bairro Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim.

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter


portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS