17Novembro2019

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Em busca da reeleição

Reeleger-se equivale a impor o princípio da continuidade sobre o da mudança

Em-busca-da-reeleio

Por Darlan Campos

Nenhuma eleição é fácil. Mesmo para quem já detém um mandato, a tarefa de reeleger-se também não é fácil. A própria idéia de reeleição é contrária ao desejo de mudança que se constitui no sentimento dominante do eleitor no processo eleitoral.

Reeleger-se equivale a impor o princípio da continuidade sobre o da mudança. Não obstante, a prática política ensina que o exercício do poder, a titularidade de um mandato, é um recurso político muito poderoso, no momento da eleição.

Na reeleição há situações em que o candidato fez a melhor campanha, que possui uma boa imagem, e que é reputado como honesto e confiável, pode não ser eleito por que o desejo de mudar possui maior força política do que suas virtudes.

Há duas eleições ocorrendo em paralelo na reeleição. Num primeiro momento o eleitor vai decidir se quer dar continuidade à atual política e administração. Em segundo, o eleitor vai decidir se vota para reeleger “aquele” candidato, ou se vota em outro já em mandato.

Como nos ensina o Prof. Francisco Ferraz, um candidato que busca a reeleição deve fazer, num primeiro momento, o exercício da humildade e avaliar o resultado da última eleição com frieza e detalhes. Qualquer campanha, inclusive a vitoriosa, comete erros. Há erros de menor importância, que não afetam o desfecho da campanha, e há erros de maior gravidade, que podem ter o poder de inviabilizar uma candidatura.

São muitos os tipos de erros cometidos, há, entretanto três erros que pela freqüência com que ocorrem e efeitos desastrosos que causam, podem ser considerados como universais:

a) Promessa não cumprida

b) Declaração comprometedora

c) Acusação grave não respondida

Não se iluda com o fato de que o assunto não será suscitado no período entre eleições. Por razões da óbvia prudência política, esta é uma matéria que seus adversários vão deixar para explorar no momento certo: durante a campanha eleitoral. Atenção especial as falhas e deficiências que possam ser atribuídas ao caráter de um candidato, elas jamais são esquecidas.

Se você carrega uma questão desta natureza, que não foi bem resolvida na última eleição, à primeira tarefa da sua próxima campanha então será buscar os elementos necessários para que possa, no momento certo, dar uma explicação convincente e definitiva sobre a matéria.

Quem é Darlan Campos?

Darlan é Consultor em Marketing Político e diretor executivo da República Marketing Político.

Redação Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso site de notícias Linhares Em Dia.

logo.sitelinharesemdia.rodape
Linhares Em Dia é Marca Registrada®
© Copyright Linhares EM DIA 2010 - 2019
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Informação com conteúdo e credibilidade.   Information with content and credibility.
Contato - Home - Geral - Polícia - Saúde - Esporte - Política - Entretenimento
Destaque - Filmes em Cartaz - Empregos|Cursos|Concursos - Falo Mesmo
Produtos e Serviços - Farmácias de Plantão