23Setembro2019

emdiacomunicacao.vcjasaiunamidia

Linhares sedia corrida e caminhada de conscientização sobre a Fibrose Cística

Prova terá percurso de cinco quilômetros. A largada será em frente ao Tiro de Guerra

Linhares-sedia-corrida-e-caminhada-de-conscientizao-sobre-a-Fibrose-Cstica

A cidade de Linhares recebe, no próximo domingo (8), mais uma prova esportiva que também possui caráter de conscientização. Trata-se da Corrida e Caminhada da Fibrose Cística, marcada para acontecer a partir das 8h, no bairro Três Barras, com percurso de cinco quilômetros. A largada será em frente ao Tiro de Guerra.

Leia também  >>   Sarampo na gravidez: cuidados e orientações

As inscrições podem ser feitas no site www.campeaotime.com.br ou na Móveis Linhares, com o custo de R$ 25. A renda do evento será revertida para a Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (Afices). Os cinco primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) receberão troféus.

No Brasil, estima-se que a cada dez mil nascidos vivos, um seja portador de fibrose cística, doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado, tosse crônica, dificuldade em ganhar peso e estatura, pneumonias frequentes e diarreia. Em todo o mundo, cerca de 70 mil pessoas são portadoras da doença.

Setembro Roxo

A corrida integra a programação do Setembro Roxo, mês nacional de conscientização da Fibrose Cística e que possui o intuito de informar a sociedade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. É possível identificar o problema pelo teste do pezinho e a sua confirmação se dá por meio do diagnóstico do teste do suor.

Leia também  >>   Mais da metade da população brasileira é obesa ou tem sobrepeso

No Brasil, a campanha é fomentada pelo Instituto Unidos pela Vida, fundado quando a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk, 33 anos, recebeu o diagnóstico para fibrose cística. As atividades foram iniciadas, ainda informalmente, em outubro de 2009. Dois anos depois, o Instituto foi fundado como uma associação civil sem fins lucrativos em novembro de 2011 e, em 2019, completará oito anos.

A missão do Instituto é fortalecer e desenvolver o ecossistema da fibrose cística por meio de ações que impactem na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais interessados. Atualmente, a organização desenvolve e promove projetos nas áreas de educação e pesquisa, incentivo à atividade física, comunicação e suporte, políticas públicas, entre outras.

Leia também  >>   Setembro Verde: Sesa inicia campanha para estimular doação de órgãos

A programação de atividades do Setembro Roxo pode ser acompanhada pelo site www.unidospelavida.org.br ou pelo perfil facebook.com/unidospelavida.

Serviço:

Evento: Corrida e Caminhada da Fibrose Cística em Linhares

Data: 8 de setembro de 2019 (domingo)

Horário: 08h

Local: Bairro Três Barras

Contato: Rosiene Conti | (27) 99946-8680.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.