26Junho2019

farmacias-de-plantao

“Procura-se Sangue O-“: campanha faz alerta para baixo estoque de sangue universal

O sangue O- é usado frequentemente em situações de emergência

Procura-se-Sangue-O--campanha-faz-alerta-para-baixo-estoque-de-sangue-universal

Em comemoração ao Junho Vermelho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança a campanha “Procura-se sangue O-”. Neste mês, em que é celebrado o Dia Mundial de Doador de Sangue, dia 14, a Sesa faz um alerta para a importância do tipo sanguíneo considerado doador universal.

Leia também  >>   NUTRIÇÃO: No Brasil 12% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas

Segundo a diretora técnica do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, o objetivo maior da campanha é “reforçar a doação do O-, mas lembrando que todos os tipos sanguíneos são importantes. E precisamos, também, conscientizar para que grande parte da população seja doador de sangue regular. Que vá ao hemocentro doar sangue mais de duas vezes ao ano, voluntariamente”, explica.

O sangue O- é usado frequentemente em situações de emergência. “Em casos de extrema urgência, em que o paciente chega ao hospital, com um grande trauma, como acidentes automobilísticos, vítimas de violência urbana, por exemplo, o primeiro tipo sanguíneo que será solicitado a uma agência transfusional para aquele paciente será o O-, pois não dá tempo de fazer todos os exames pré-transfusionais antes da necessidade do paciente receber aquele hemocomponente”, ressalta Rachel Lacourt.

Os Hemocentros trabalham com um estoque ideal de cinco dias para cada tipo sanguíneo. No Hemoes, o ideal são 26 bolsas de sangue O-. Na última semana o estoque chegou a ficar zerado. Nesta sexta-feira (31), o Hemoes contava com quatro bolsas. Nos hemocentros de Colatina, Linhares, São Mateus e a Unidade de Coleta da Serra a situação, segundo a coordenadora, não é diferente.

“É importante frisar que a população capixaba é muito solidária e responde bem a todas as campanhas de mobilização às doações de sangue”, afirma a diretora, que alerta também, que os Hemocentros precisam dos atos de solidariedade e mobilização todos os dias. “Precisamos de número de doações regulares, pois o sangue tem validade.”

Leia também  >>   Sete dicas para ter pés bem cuidados durante o inverno

Balanço de doações em 2019

De janeiro até abril deste ano, as cinco unidades de Hemocentros no Espírito Santo receberam um total de 16.801 doadores, um aumento de 7,13% se comparado ao ano anterior, em 2018, que teve um total de 15.683 doadores.

No mesmo período de 2019, a equipe de Coleta Externa realizou 7 ações, com 536 atendimentos e a coleta de 348 bolsas. As campanhas foram realizadas nos municípios de Brejetuba, Santa Teresa, Serra, Vila Velha e Vitória.

Seja um doador

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Onde doar

Clique aqui e saiba os locais que você pode doar sangue. Além disso, você também pode baixar os arquivos da campanha, na aba “Compartilhe a campanha nas redes sociais”.

Programação Coleta Externa

Qualquer cidadão pode requerer o ônibus para seu bairro/município. É preciso encaminhar um e-mail para a Coleta Externa ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), que será feita uma visita técnica de avaliação e se favorável a equipe marcará o dia. Os pedidos devem ser feito com antecedência.

Leia também  >>   Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta

Para este mês, o ônibus da Coleta Externa estará em dois municípios do Estado. Abaixo os agendamentos de junho:

MUNICÍPIO: GUARAPARI

DATA: 05/06

HORÁRIO CADASTRO: 9h às 14h

CADASTRO MEDULA ÓSSEA (PARCERIA LIG): SIM

CONTATO/PARCEIRO: FACULDADE PITÁGORAS E LIONS CLUBE – Vanderlea: 27 99732-8787

ENDEREÇO DO LOCAL DA CAMPANHA: RUA JONES DOS SANTOS NEVES, 1000 - LAGOA FUNDA

MUNICÍPIO: ARACRUZ

DATA: 12/06

HORÁRIO CADASTRO: 7h30min às 12h30min

CADASTRO MEDULA ÓSSEA (PARCERIA LIG): SIM

CONTATO/PARCEIRO: HOSPITAL SÃO CAMILO E UNIMED - Felipe: 27 3256-9700

ENDEREÇO DO LOCAL DA CAMPANHA: RUA MANOEL PEREIRA PINTO, 300 - SÃO CAMILO

Obs: o horário para o cadastro de medula óssea não é o mesmo da doação de sangue, podendo se estender 1 ou 2 horas após o encerramento do cadastro de doação de sangue.

Redação Portal Linhares Em Dia


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.