12Dezembro2018

whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Linhares cidade de gente trabalhadora, meu lugar é aqui. Diz Marcos Garcia

''Precisamos assumir atitudes sustentáveis e começar fazendo isso dentro de casa''

Linhares-cidade-de-gente-trabalhadora-meu-lugar--aqui.-Diz-Marcos-Garcia

Correio do Estado: Marcos Garcia é linharense?

Marcos Garcia: Sou nascido no Rio de Janeiro, mas me considero linharense porque cheguei aqui, com meus pais e mais seis irmãos, há 44 anos. Linhares é a cidade que escolhi para fixar raízes.

CE: Você é conhecido na cidade como empresário, produtor rural e agora presidente da AMAIS. Fala um pouco sobre essas funções?

MG: Quando saí da Vetagro, onde trabalhei por muitos anos, decidi abrir meu próprio negócio no segmento de irrigação junto com um amigo (Eleomar Bartelli). Daí nasceu a Irrigamar, que foi uma experiência de muito sucesso. Mas, chegou um momento em que resolvi encerrar as atividades nesse ramo e investir apenas no mercado imobiliário através da Garcia Empreendimentos, empresa que mantenho até hoje. Também sou produtor rural no cultivo de café e pimenta-do-reino. Eu gosto de lidar com a terra, com a agricultura; é algo que faço com amor, e isso me proporciona um bem-estar tremendo. Em relação à AMAIS, faz mais ou menos um ano que comecei a discutir esse projeto junto a um grupo de amigos e profissionais da área ambiental, da agronomia e engenharia e daí surgiu a nossa querida Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade.

CE: De um tempo para cá ouve-se falar muito na AMAIS. A instituição é dedicada às causas ambientais?

MG: A AMAIS é uma associação que surgiu há poucos meses, mas já está se destacando por ações de educação ambiental e boas práticas que são voltadas não só para o meio ambiente, mas também para a inovação e a sustentabilidade. Nós temos uma preocupação em gerar e incentivar atitudes positivas e cotidianas, para que tenhamos um ambiente mais saudável e sustentável para vivermos. Precisamos nos reeducar, assumir atitudes sustentáveis e precisamos começar fazendo isso dentro de casa, no local de trabalho, na escola. Não precisamos esperar nenhum governo tomar essa iniciativa. A mudança começa na gente, em cada um de nós. Algumas dessas ações sustentáveis já aconteceram, outras virão e muitas mais estão sendo planejadas pelos profissionais que compõem a diretoria da AMAIS.

CE: O Marcos Garcia, por seu lado empreendedor, acaba motivando e inspirando estrategicamente outros empresários. Como avalia essa responsabilidade?

MG: Sempre tive muita determinação e vontade de empreender. Nunca esperei ninguém fazer nada por mim. Há vários anos me encontro estabilizado profissionalmente, mas tudo isso só foi possível com muito trabalho, determinação e fé. Eu sou movido a desafios, e encaro todos com muita confiança. Para ter sucesso nos negócios não existe milagre nem fórmula pronta; o que funciona é ter foco e um olhar atento às oportunidades do mercado. Se você descobrir onde está o seu potencial e agarrar as oportunidades que surgirem, as chances de vencer na vida são infinitas. Ninguém começa grande, mas você se torna grande de acordo com a determinação que colocar na realização de seus objetivos. É preciso saber onde se quer chegar e o que se quer alcançar.

CE: E onde se concentram seus negócios atualmente?

MG: Todos os meus investimentos estão concentrados em Linhares, onde comecei minha jornada empresarial e onde pretendo continuar investindo.

CE: E qual sua visão de futuro para Linhares?

MG: Eu espero uma cidade cada vez mais próspera e produtiva, mas é preciso cuidar com urgência das nossas riquezas naturais. Proteger nascentes, lagos, rios e lagoas. Sem água em abundância e qualidade, não haverá futuro. Penso que a ampliação do aeroporto também vai contribuir para o desenvolvimento local. Linhares precisa de investimentos para continuar crescendo e gerando oportunidades para nossa gente. Mas isso não é tarefa para uma pessoa, ou um pequeno grupo; é preciso que cada um que acredita em Linhares faça a sua parte como cidadão. Eu estou tentando fazer a minha.

CE: Como você avalia a crise econômica e política vivenciada nos últimos anos?

MG: A economia dá sinais de melhoras, o governo estadual tem feito a sua parte e o prefeito Guerino Zanon, juntamente com sua equipe, também vem trabalhando para dar equilíbrio nas finanças municipais. Sou um otimista de carteirinha. Apesar dos casos de corrupção que acompanhamos todos os dias nos noticiários, eu percebo a sociedade mais consciente e vigilante. O Poder Judiciário também se mostra atuante, com destaque para a operação Lava a Jato. Eu acredito que vamos virar essa página triste da nossa história. O Brasil precisa se renovar. Vejo uma luz no fim do túnel e tenho esperança de que teremos dias melhores.

Redação Portal Linhares Em Dia

Entrevista concedida ao Jornal Correio do Estado


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Siga-nos no FacebookTwitter e YouTube.

Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso Portal de notícias Linhares Em Dia.