15Dezembro2017

whatsSap-do-portal-novo-numero

farmacias-de-plantao

Nova alternativa de renda para o produtor rural de Linhares e região em seminário da SustentAgro

Crédito de Carbono e Crédito Ambiental na agricultura serão os temas abordados

Nova-alternativa-de-renda-para-o-produtor-rural-de-Linhares-e-regio-em-seminrio-da-SustentAgro

Crédito de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Este mercado ficou estabelecido a partir da assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997, que estabeleceu metas de redução de emissões de dióxido de carbono para os países mais industrializados do planeta.

Um seminário vai discutir o assunto em Linhares na próxima quarta-feira (6), no Days Inn Hotel. Os participantes vão conhecer uma nova fonte de receita através dos modelos de levantamento de crédito de carbono e crédito ambiental, as diversas culturas e as vantagens deste mercado para a melhoria de ganho do produtor rural.


Fique EM DIA com notícias relacionadas

Integração de saúde e cidadania para os moradores do Interlagos no próximo sábado (2)

Maioria dos casais permanece junto após uma traição, afirmam especialistas


É a primeira vez que o evento acontece no Espírito Santo num seminário gratuito. O que poucos produtores sabem é que podem ganhar dinheiro com o chamado seqüestro de CO2. Quando está na fase de crescimento, a árvore precisa de uma grande quantidade de gás carbônico e busca esse elemento na atmosfera. É ai que ocorre o seqüestro de carbono. Quanto mais árvores plantadas, maior será a absorção deste gás poluente que contribui para o aquecimento global e o desequilíbrio ambiental. Dados de 2015 apresentam que cada árvore de seringueira, por exemplo, gera uma receita de R$ 5,00 a R$ 15,00.

Por convenção foi definido que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) seqüestrada do meio ambiente é equivalente a um crédito de carbono, que é então vendido para empresas e até mesmo para países poluidores.

Para o Presidente da Associação de Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade (Amais) realizadora do evento, Marcos Garcia, destaca que é possível ganhar mais com as lavouras além da produção dos frutos, através das legislações vigentes que visam contribuir com o desenvolvimento regional, utilizando o crédito de carbono e o crédito ambiental, para que o produtor rural tenha uma nova fonte de receita. “Como agricultor e empresário no segmento de materiais agrícolas por muitos anos, já ouvia falar em crédito de carbono na agricultura, a partir do momento que fundamos a Amais, foi onde passei a me aprofundar no assunto e vi a grande oportunidade de uma nova receita  que o produtor rural pode ter com suas próprias plantações, daí a ideia de realizar o SustentAgro, um seminário que irá apresentar aos produtores rurais de Linhares e Região essa nova fonte de ganho na agricultura”, concluiu Marcos Garcia.

Assuntos abordados

Os temas serão abordados pelo palestrante e professor Takashi Yamauchi, que atua em todo território nacional com atividades do terceiro setor desde 1975. Fundador das entidades: APOIO Ambiental – Instituto Apoio Ambiental; IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas; IBRAFLOR – Instituto Brasileiro de Floricultura; SIAI – Sistema de Apoio Institucional – Londrina – PR; APOIO BRASIL – Instituto de Fomento de Apoio ao Terceiro setor e APTO – Centro de Estudo e Difusão do Terceiro Setor.

Ação

O SustentAgro é uma iniciativa da Associação de Meio Ambiente Inovação e Sustentabilidade (Amais) e do Instituto Apoio Brasil.

Seminário

O seminário será realizado no dia 06 de Dezembro de 2017, das 08:00 as 12:00 horas, no Days Inn Hotel, localizado na Rua: Av. Pres. Getúlio Vargas, 960- Centro – Linhares/ES.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, os interessados devem entrar em contato com a Amais, pelo telefone (27) 99632-6319 e pelo endereço de e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter

portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS