22Janeiro2018

Dicas do PORTAL - CICLISTA

ciclistamateria

USE SEMPRE O CAPACETE

Um pequeno impacto é capaz de causar grandes danos. A cabeça é a parte mais sensível em caso de acidentes. O capacete pode salvar vidas!

TRACE ROTAS MAIS SEGURAS

Planeje o seu trajeto. Quanto mais movimento de veículos na rua, maior é o trânsito e maior é o risco. A bicicleta pode ajudar; opte por ruas alternativas e se preciso faça o caminho mais longo. Ande sempre na mão dos carros e, quando possível, use as ciclovias. Senta na bike e curte a brisa no rosto!

EVITE AO MÁXIMO PASSAR PELAS CALÇADAS

Ainda é difícil e arriscado pedalar a bicicleta somente na rua. Mesmo assim a calçada é do pedestre e devemos respeitar. Se necessário, use o passeio público, nunca em alta velocidade, e como diz a lei: empurre a sua bicicleta.

SINALIZE COM AS MÃOS. É LEGAL

Ao compartilhar o trânsito com motoristas e pedestres, é preciso sinalizar. A bicicleta não possui setas, por isso informe com as mãos o que pretende fazer e torne o seu movimento mais previsível. Virar a direita, mão a direita. Virar a esquerda, mão a esquerda. É simples, experimente!

DEIXE A SUA BICICLETA VISÍVEL

É preciso ter o bom senso de ser um ciclista visível quando está pedalando na rua. Por isso não se esqueça: Use cores fortes , contrastes, fitas refletivas e qualquer coisa que alerte para a presença de um ciclista.

NA CONTRA MÃO, NÃO!

A mesma mão que vale para o carro vale para a bicicleta também. Pedalar contrário aos carros prejudica o motorista e aumenta os seus riscos. Lembre-se sempre: Na Contramão Não!

CUIDADOS COM O CRUZAMENTO

O motorista pode não estar vendo a sua bike! Os motoristas usam a visão periférica para perceber se podem fazer conversões e seguir em frente em cruzamentos. Bicicletas, por serem menores, não são vistas com facilidade.

NÃO DIVIDA A PISTA COM VEÍCULOS GRANDES

Como são altos e extensos, os ônibus e caminhões têm muitos pontos cegos, principalmente perto dos espelhos retrovisores. Se precisar, reduza e só siga quando estiver seguro.

NÃO ANDE ENTRE OS CARROS

Pedalar no mesmo trajeto em que percorrem as motocicletas é um risco para o ciclista. A alta velocidade nesses trechos impede muitas vezes uma freada mais brusca de um motoqueiro ao perceber um ciclista. Se os carros estiverem totalmente parados, é possível pedalar entre eles a uma velocidade em que seja possível parar bruscamente, devido a passagens repentinas de pedestres que atravessam fora da faixa.

CUIDADO COM AS PORTAS DE VEÍCULOS ESTACIONADOS

Um dos acidentes mais comuns envolvendo ciclistas e automóveis acontece quando os veículos estão parados. Esteja atento aos movimentos no interior dos veículos e evite passar muito perto dos carros estacionados.

O Respeito começa a partir do momento que estamos respeitando. Seja a mudança que espera dos outros. Contribua para uma vida com mais harmonia e uma mobilidade mais sustentável.

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter


Nos LINKS abaixo, fique EM DIA com as notícias de outras editorias

EMPREGOS | CURSOS | CONCURSOS

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

GERAL

POLÍCIA

POLÍTICA

SAÚDE

portal-rodape2

NOTÍCIAS

SERVIÇOS