19Junho2018

Dicas do PORTAL - VEÍCULO

veiculomateria

Para muitos brasileiros, o verão é sinônimo de férias com sol, mar e água fresca. É época de aproveitar para curtir o merecido descanso. Com isso, as cidades que têm um extenso litoral acabam recebendo um número maior de veículos circulando pelas ruas. E, justamente por estarmos na época mais quente do ano, os carros que frequentam esses lugares acabam necessitando de cuidados especiais, principalmente com o ar-condicionado, sistema de refrigeração do motor e na pintura. Então vai algumas dicas para você cuidar do seu amigo de passeio:


COM O VEÍCULO:
. Deixar o carro exposto a raios solares pode acarretar danos na pintura, como a maresia, e equipamentos internos, pode danificar alguns componentes importantes do automóvel.
. O motorista deve procurar limpar o veículo depois que andar por lugares com essas características, passando água na carroceria e retirando a areia que ficou na parte da suspensão e nas rodas.
. Outra parte do automóvel que o motorista não pode relaxar é a parte interna. O calor intenso faz descascar o material do volante e provocar marcas no estofado do carro.
. Estacione sempre em sombras. Evite a superexposição aos raios ultravioleta, já que eles podem deteriorar o volante e os estofados dos bancos.
. Detalhe importante: parar debaixo de árvores pode ser perigoso, pois a acidez liberada por galhos, folhas e fezes de pássaros pode queimar a pintura. Nesse caso, o mais interessante é estar equipado com uma capa para cobrir o veículo.
. Para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado nesses dias de calor intenso, o mais aconselhável é manter a revisão em dia. Se necessário, trocar filtro e, até mesmo, fazer uma higienização. Isso é importante para eliminar ácaros e as bactérias existentes.
. Em relação ao sistema de refrigeração, deve-se ficar atento se o nível do reservatório da água do radiador e os fluidos do motor estão com a quantidade ideal para manter a motorização funcionando numa temperatura segura. Não pode deixar que o calor externo influencie e provoque um superaquecimento debaixo do capô.

NA ESTRADA:
. Antes de pegar a estrada, verifique se os pneus e o estepe estão devidamente calibrados e certifique-se de que o extintor de incêndio está dentro do prazo de validade.
. Use sempre o cinto de segurança e também no banco traseiro. Em caso de acidente a medida pode salvar muitas vidas.
. Crianças menores de dez anos devem viajar em poltronas adequadas. Antes de viajar providencie o assento correto de acordo com a idade, altura e peso da criança.
. Antes de fazer viagens longas, descanse bastante e faça refeições leves, evitando a sonolência. Se possível, é recomendado o revezamento da direção do veículo com outro motorista durante o trajeto.
. Em viagens longas faça intervalos para descansar e alimentar-se. Dessa forma o condutor garante a segurança dos passageiros.
. Para garantir a máxima segurança da sua viagem respeite os limites de velocidade e as regras de ultrapassagens. Se necessário acione o serviço de emergência.
. Na hora de viajar tenha com você a Carteira Nacional de Habilitação e os documentos do veículo. Verifique também se o licenciamento do veículo e o seguro obrigatório estão em dia.
. Em caso de chuva ou neblina, reduza a velocidade e dirija com cautela. Ao atravessar áreas com neblina, ligue o farol baixo, não o alto. Se o seu carro dispuser de faróis e lanterna traseira de neblina, acione-os.

REVISÃO DO CARRO:
. Faça uma revisão completa do veículo. Verifique os pneus, óleo, freios e extintores e não se esqueça do cinto de segurança.
. Se beber, não dirija.
. Você sabia? Se em um acidente, o condutor do veículo estiver embriagado o Seguro não cobre os prejuízos. Por isso, não coloque sua vida em risco, se beber não dirija.


SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA:
. Nas rodovias do Espírito Santo, a concessionária responsável oferece assistência com guincho, socorro mecânico e de emergência 24 horas por dia. Em caso de acidente contate a administradora.


DIREÇÃO DEFENSIVA:
. Antecipe os movimentos dos outros carros para evitar acidentes. Utilize as setas na ultrapassagem, respeite a sinalização e limites de velocidade.
. No trânsito não coloque sua vida em risco. Direção e álcool não combinam.
. Respeite as leis de trânsito.


Boa viagem!

Redação Portal Linhares Em Dia 


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal. 

Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter


Nos LINKS abaixo, fique EM DIA com as notícias de outras editorias

EMPREGOS | CURSOS | CONCURSOS

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

GERAL

POLÍCIA

POLÍTICA

SAÚDE