432 20/10/2021 às 07:00 - última atualização 20/10/2021 às 19:51

Associações de catadores da região serrana se juntam para trabalhar Logística Reversa

Redação Em Dia ES

A finalidade do encontro é proporcionar que as associações fiquem mais fortes e se estruturem para trabalhar o Programa de Logística Reversa nos municípios
Associações de catadores da região serrana se juntam para trabalhar Logística Reversa. Foto: Reprodução / Governo ES
As associações de catadores de materiais recicláveis da região serrana do Espírito Santo se reuniram, na tarde da última quinta-feira (14), em Venda Nova do Imigrante, para tratar da organização da Rede de Catadores. A finalidade do encontro é proporcionar que as associações fiquem mais fortes e se estruturem para trabalhar o Programa de Logística Reversa nos municípios.

Segundo o representante da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante, Noel Zeferino, que articulou o encontro, a finalidade de organizar a rede é proporcionar que as associações se estruturem, ampliem a capacidade de trabalho e aumentem a renda do catador. “Nossa intenção é nos juntar para trabalhar a Logística Reversa”, disse.

Zeferino explicou que, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as indústrias que colocam produtos no mercado têm que garantir que o que sobra do produto, ou seja, as embalagens, volte às indústrias para as devidas destinações. “É nessa hora que entra o trabalho das associações dos catadores de materiais recicláveis, contribuindo para que as empresas cumpram suas metas de políticas reversas”, acrescentou.

De acordo com o gerente de Economia Solidária, Renato Alexandre Rangel de Jesus, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade, pois apresenta uma visão avançada na forma como nos relacionamos com os resíduos sólidos que geramos. Além disso, a PNRS introduz a Logística Reversa, além do princípio da Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos.

Renato de Jesus informou que novos encontros com as demais associações vão ser realizados. “O objetivo é fortalecer o trabalho das redes de catadores das regiões Doce Leste, Sul, Doce Oeste, além da Metropolitana, para a comercialização dos produtos na logística reversa’, ressaltou.  

Já o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, destacou que essas reuniões para tratar logística reversa são cruciais para o fortalecimento das redes de catadores de materiais recicláveis do Estado. “A venda em conjunto dos materiais recolhidos é um grande desafio para as associações de catadores, pela independência de cada uma em escolher seu comprador, ou a forma de separar o seu produto. Por conta disso, a logística reversa vem no sentido de unificar esse trabalho, pois a remuneração é feita para as associações, e principalmente, por meio da rede, fortalecendo o associativismo e a rede de catadores”, salientou Tofoli.

Participaram do encontro as associações de Catadores de Iúna, Muniz Freire, Castelo, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Brejetuba, além do município de Irupi, que participou de forma on-Line.

Saiba mais:

O que é Logística Reversa?
A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

Para alguns produtos, devido ao grau e à extensão do impacto de seus resíduos à saúde e ao meio ambiente, deve-se implantar um sistema de logística reversa específico.   
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas
  2. 2

    2 - Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML
  3. 3

    3 - Bandes participa de live com empresários de Colatina nesta quinta-feira (04) Bandes participa de live com empresários de Colatina nesta quinta-feira (04)
  4. 4

    4 - Live Em Dia ES: Eleição de advogados para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do ... Live Em Dia ES: Eleição de advogados para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do ...
  5. 5

    5 - Dia de Finados sem missas nos cemitérios de Linhares Dia de Finados sem missas nos cemitérios de Linhares
  6. 6

    6 - Governador Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar Governador Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca