287 29/11/2021 às 07:30

Nésio Fernandes vai à Itália em busca de parceria para desenvolver vacina italiana no ES

Redação Em Dia ES

O objetivo da visita foi alinhar os detalhes para uma parceria de longo prazo de desenvolvimento e produção da vacina italiana em solo capixaba
Nésio Fernandes vai à Itália em busca de parceria para desenvolver vacina italiana no ES. Foto: Divulgação
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, viajou para a Itália na última quarta-feira, em missão oficial do governo do Estado, para conhecer a empresa italiana ReiThera que produz a vacina de combate à Covid GradCov2. O objetivo da visita foi alinhar os detalhes para uma parceria de longo prazo de desenvolvimento e produção da vacina italiana em solo capixaba.

A parceria consistiria também em transferência de tecnologia e execução da fase 3 – que é a fase para avaliar a eficácia e permitir o registro definitivo nas agências reguladoras – no Estado. A GradCov2 é parecida com a Astrazeneca, conta com a mesma tecnologia de vetor, mas usa adenovírus de gorila – já a Astrazeneca usa adenovírus humano. Segundo Nésio, a vacina já concluiu a fase 2 com eficácia de 93% de imunogenicidade na 1ª dose.

“A decisão de sermos parceiros já está tomada. Agora é redesenhar a fase 3 e apresentar à Anvisa. Sendo viável, devemos consolidar a parceria”, disse Nésio à coluna De Olho no Poder. Se a parceria vingar, o ICEPi – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – será o representante da vacina no País assim como a Fiocruz representa a Astrazeneca.

Oito meses de negociação
O secretário contou que desde março vem fazendo reuniões, em plataformas online, e debatendo, à distância, sobre a possível parceria com o laboratório italiano. Neste mês (novembro) foi marcada, então, uma visita para conhecer a estrutura da empresa, os CEOs e os coordenadores de desenvolvimento e produção em massa da vacina. “Visitamos a planta que a ReiThera construiu, em 6 meses, capaz de produzir 100 milhões de doses de vacina por ano”, disse Nésio.

Além da visita à empresa, a agenda contou também com uma reunião com o Ministério da Saúde Italiano e com seu braço científico, o Instituto Superiore di Sanitá (ISS – Instituto Superior de Saúde), para debater sobre o cenário da pandemia e sobre avaliações da vacina. Como resultado do diálogo, o secretário informou que foram firmadas intenções de estabelecer cooperação mútua entre o ISS e o ICEPi. Na agenda também foram apresentados os resultados da experiência capixaba de enfrentamento à Covid-19 e também do projeto “Viana Vacinada”.

A comitiva brasileira, que contou também com técnicos do ICEPi e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectides), concluiu a missão oficial sendo recebida pelo embaixador do Brasil em Roma, Hélio Vitor Ramos Filho, que, segundo o secretário, se colocou à disposição para colaborar e apoiar nos trâmites para as iniciativas capixabas.

Investimento
Questionado sobre o custo de desenvolver a fase 3 da vacina italiana no Estado, Nésio disse que só terá o valor após redesenhar a fase 3. “O custo da fase 3 na Europa é de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 95 milhões), acreditamos que nacionalizar a fase 3 derrubaria esse custo em grande medida”.

Esse valor seria para custear a logística de aplicação, análise de laboratório, pagar pesquisadores, entre outras coisas. “Nesse momento estamos muito interessados em viabilizar a fase 3, se tudo ocorrer bem – tivermos o novo desenho, a possibilidade de financiamento, a autorização da Anvisa –, novos passos poderão ser dados na colaboração para produção e desenvolvimento da vacina no Espírito Santo”, explicou Nésio.


Com informações de Fabiana Tostes
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares
  3. 3

    3 - Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ... Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ...
  4. 4

    4 - ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado
  5. 5

    5 - ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19 ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19
  6. 6

    6 - Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca