573 16/01/2022 às 16:59 - última atualização 16/01/2022 às 17:03

Mulher de ID - O que fazer quando se tem um trauma

Rachel Poubel

Estúdio Em Dia ES

Mulher de ID - O feminismo e a juventude.
Muitos pacientes me procuram tentando entender como se formam os traumas. Geralmente, eles já estão sofrendo consequências desses traumas, daí fazem buscas na internet tentando entender, assistem a vídeos de influenciadores falando sobre o tema - muitas vezes, falas erradas -, e até procuram profissionais para se aprofundar. É comum tentar entender como se formam os traumas, até para não repetir tais comportamentos danosos com outras pessoas. Então, vamos compreender esse fenômeno, para depois tratá-lo.


Os traumas são fundamentalmente formados de duas maneiras: quando acontece a exposição a um impacto emocional muito grande ou quando repetidas vezes a pessoa é exposta a um mesmo estímulo. Em boa parte das vezes, essa exposição é a causadora de medo, temor, o que acaba acompanhando o paciente em seu inconsciente por um longo período.

Por exemplo, quando uma criança cresce ouvindo que ela não faz nada direito, isso pode acarretar que ela cresça com o trauma de não conseguir cumprir nenhum projeto, ou se autossabotar sempre que algo estiver dando certo. Tudo pelo trauma de que ela não faz nada direito. Ela passa inconscientemente a acreditar que nada é possível.

Outro exemplo são de homens que tem problemas com a vida sexual, seja desregrada ou com disfunções. Em alguns casos, a pressão social para que o homem seja o macho alfa é o que desencadeia os problemas como um gatilho. Geralmente, quando começa a adolescência, esse menino é estimulado repetidamente de formas danosas. Quando ele chega à vida adulta, é comum não ter uma vida sexual saudável.

Casos assim aparecem de forma bastante recorrente na minha clínica de hipnoterapia. Quando o paciente nos pede essa ajuda, realizamos um trabalho para resgatar a origem desses traumas e tratá-los em definitivo. Ressignificando a origem do trauma, o índice de eficácia se torna altíssimo. Se este é seu caso, saiba que há sim tratamento. Procure ajuda, porque o primeiro passo só pode ser dado por você. 

 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Mumuzinho apresenta “Resenha do Mumu”, seu novo projeto audiovisual Mumuzinho apresenta “Resenha do Mumu”, seu novo projeto audiovisual
  2. 2

    2 - Simone e Simaria celebram sucesso de turnê nos EUA Simone e Simaria celebram sucesso de turnê nos EUA
  3. 3

    3 - Juan Duran está no Brasil e se apresenta com Orquestra no Rio de Janeiro Juan Duran está no Brasil e se apresenta com Orquestra no Rio de Janeiro
  4. 4

    4 - POP Em Dia: Aretuza Lovi resgata clássico da música paraense e se joga no "Swing Louco" POP Em Dia: Aretuza Lovi resgata clássico da música paraense e se joga no "Swing Louco"
  5. 5

    5 - REPRISE: Jovem DaHora - Murilo Henrique REPRISE: Jovem DaHora - Murilo Henrique
  6. 6

    6 - DENNIS lança "O (Im)possível 2" com união inédita de funk e piseiro DENNIS lança "O (Im)possível 2" com união inédita de funk e piseiro
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca