639 16/05/2021 às 06:30 - última atualização 16/05/2021 às 20:01

Centro cultural oferece oficinas gratuitas e online para crianças e adultos do ES

Redação Em Dia ES

Balé, circo e teatro são algumas atividades disponibilizadas pelo Centro Eliziário Rangel, na Serra, com apoio da Fundação Renova
Centro cultural oferece oficinas gratuitas e online para crianças e adultos do ES. Foto: Sesc
O Edital Doce, uma iniciativa criada pela Fundação Renova para fomentar e apoiar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, vai destinar R$ 13,5 milhões para os 228 projetos, sendo R$ 4,5 milhões para o Espírito Santo. 

Os projetos estão sendo liberados a partir das adaptações para oferecer atividades culturais garantindo o cumprimento de todas as normas atuais de saúde e segurança. Até o momento, 78 selecionados já iniciaram as ações planejadas em diversas comunidades, beneficiando diretamente cerca de 63 mil pessoas nos dois estados e gerando 500 postos de trabalho. 

A analista do programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho, destaca que, mesmo em um momento desafiador, a equipe e os responsáveis pelas iniciativas se empenham para garantir a continuidade das ações. "Os projetos acabam sendo algo positivo em meio a tantas dificuldades que estamos enfrentando. Desviar um pouco o foco e se dedicar ao lazer e à cultura acaba sendo um respiro para essas pessoas".

Esse é o caso do projeto Ritornelo, criado pela Associação Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra (ES), e um dos projetos selecionados no Edital Doce. O Centro Cultural encarou o desafio de oferecer aulas de balé, circo, capoeira e teatro de forma remota. As atividades foram adaptadas para este momento de enfrentamento à pandemia e estão com vagas abertas. Desde janeiro, 90 crianças, jovens e adultos de diversas regiões do estado têm sido atendidos de maneira online e gratuita.

Aulas
Ao longo do ano, serão ministradas 80 horas mensais de oficinas em oito turmas, além do empréstimo de livros ao longo do projeto. "Antes da pandemia, nosso espaço tinha uma média de visitação de 5 mil pessoas por mês. Mas não nos abatemos. Adiamos o início das atividades aprovadas no edital e, fora isso, mantivemos tudo como planejado. Como já havia quase um ano desde o início da pandemia, tínhamos certa experiência com o trabalho remoto e conseguimos nos adaptar", explica Antônio Martins Vitor Júnior, diretor do local.

Ele conta que monitores e alunos construíram uma dinâmica de encontros semanais online. Tudo é acompanhado pela organização, que estabeleceu um limite de faltas para manutenção da vaga e criou grupos de WhatsApp para atender às necessidades dos alunos. Também o empréstimo de livros não será comprometido: títulos e reservas serão disponibilizados no site do centro cultural para que apenas a retirada seja feita de forma presencial. 

"Todo esforço é válido. Além de nossa cidade ser muito carente de cultura, esporte e lazer, com a pandemia, esse quadro se agrava. É esta lacuna que o centro cultural vem suprindo graças ao apoio de iniciativas como o Edital Doce", destaca.

Espaço de cultura e história
O Centro Cultural Eliziário Rangel é uma instituição sem fins lucrativos de arte e cultura na cidade da Serra. Equipado com teatro, galerias, cinema, praça, café-bar, terraço e um mirante com vista panorâmica da cidade, é o primeiro e único empreendimento do gênero da cidade. Batizado com o nome do líder negro abolicionista da Revolta do Queimado, busca a promoção, difusão e democratização do acesso à arte.



Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Coluna: Wyatt | ‘’Minha poesia é o outro lado das tuas pupilas ... Coluna: Wyatt | ‘’Minha poesia é o outro lado das tuas pupilas ...
  2. 2

    2 - Coluna: Neves | Quando eu escrevo me sinto realizada Coluna: Neves | Quando eu escrevo me sinto realizada
  3. 3

    3 - Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ... Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ...
  4. 4

    4 - Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem
  5. 5

    5 - Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura
  6. 6

    6 - Centro cultural oferece oficinas gratuitas e online para crianças e adultos do ES Centro cultural oferece oficinas gratuitas e online para crianças e adultos do ES

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca